terça-feira, 11 de setembro de 2012

A CASA DANÇANTE

A Casa Dançante e sua arquitetura ousada.

Um prédio moderno e ousado que, ainda assim, não destoa da paisagem clássica praguense.

Este edifício foi projetado pelo arquiteto tcheco-croata Vlado Miluni?, em colaboração com o famoso Frank Gehry, projetista do Museu Guggenhein de Bilbao e do Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, entre vários outros. Os dois são bons amigos de longa data, e fizeram vários projetos juntos. Mas talvez a Casa Dançante seja o mais significativo.

Oficialmente, o prédio se chama Nationale-Nederlanden building, mas ninguém reconhece por esse nome . Para todos é a Casa Dançante. O apelido, obviamente, vem da arquitetura do edifício, cheia de curvas e com dois blocos distintos, dando a impressão de um casal dançando. Alguns chamam a obra de edifício Ginger & Fred, em homenagem a Ginger Rogers e Fred Astaire, que nunca dançaram em Praga, mas são a quintessência de uma época em que casais dançavam juntos, as mulheres de saia rodada. Outros de Casa Bêbada, mas isso é maldade…

Detalhe das janelas - irregularidade e movimento.



O edifício foi projetado em 1992, e concluído em 96. E causou polêmica na época – a República Tcheca havia saído do comunismo havia três anos, estava se separando da Eslováquia e as coisas mudavam rapidamente, talvez rápido demais para alguns. Quem bancou a idéia foi o então presidente Vaclav Havel, um homem das artes (ele mesmo é escritor), que esperava instalar ali um centro cultural. 
Havel logo aprendeu que o capitalismo tem seu lado negro, e o centro cultural nunca saiu do papel. O edifício foi ocupado por escritórios de diversas empresas, e assim permanece até hoje. Então, para o turismo, a Casa Dançante é algo para se ver, mas não para entrar. A menos que queira almoçar no restaurante da cobertura, que dizem ter uma linda vista do rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário